terça-feira, 8 de junho de 2010

Acaros Livre-se deles!

Primeiro vamos saber oum pouquinho sobre eles:

O que são?
Se você nunca ouviu falar em ácaros, fique sabendo: são bichinhos invertebrados, chamados artrópodes microscópicos. Eles moram na sua cama e são causadores de alergias respiratórias, que se intensificam no inverno.

Como eles nos prejudicam?
Os ácaros se reproduzem em ambiente úmido e escuro e se alimentam de restos de pele humana. "Sua carcaça (morta ou viva) pode causar rinite, cujos sintomas são espirros, coriza e conjuntivite, ou asma", diz o alergista Adriano Bueno de Sá.

Agora vamos às dicas para mantê-los longe do seu quarto (e do meu):

Edredom e cobertor - Não use a mesma colcha que cobre a cama para dormir, reserve uma para usar exclusivamente à noite, assim você evita contato com toda a poeira ali acumulada.

Bichinhos de pelúcia - Infelizmente para quem tem problemas de alergia, como eu, o melhor é evitá-los pois não dá para limpá-los sempre, apesar de eles serem uma fofura e de que se me derem de presente eu vou adorar.

Cortinas - Para quem é alérgico o ideal é lavá-las semanalmente e para quem não é de 15 em 15 dias, e para ser mais funcional é bom usar tecidos que sequem rápido, ou até persianas porque aí é só usar o aspirador ou um pano, acredito eu.

Travesseiros - Deixar arejar por meia hora se for guardá-los, lavar se tiver manchas amareladas, mandar para a lavanderia se for de plumas ou lavar em casa se for de espuma.

Toalhas - Deixar secar em local onde haja vento e sol, não no banheiro pois em ambientes úmidos são onde os ácaros se proliferam. Onde pesquisei disse para trocar duas vezes por semana, mas acho que uma vez tá bom, é claro que não sei de nada então sigam a sugestão que acharem mais adequada para o seu modo de vida.

Roupa de cama - Trocar uma vez por semana, não guardar com outros tipos de peças e quando for lavar deixar de molho, se possível, por cerca de duas horas.

Colchão - Uma vez ao mês passar uma escova de cerdas duras e em seguida pano úmido, caprichar nos cantos e deixar secar bem. Eu sempre viro o lado do colchão também, quando vou trocar a roupa de cama.

Cama - Ao acordar espere 30 minutos antes de fazer a cama, pois evita a proliferação de fungos por causa da umidade, como já foi falado.

Um comentário:

ruth disse...

Eu tenho rinite alergia. chega o inverno é uma sessao la em casa..e quando nao tem sol dai a coisa fica feia.
beijous.

Blog Widget by LinkWithin