segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pequenos espaços grandes dicas - com Creuza!




Na hora de aproveitar um espaço reduzido em casa, os decoradores e arquitetos recomendam sempre a máxima que diz "menos é mais". Porém, optar por uma arrumação enxuta não significa pensar pequeno. É possível manter seu próprio estilo e objetos de estimação num ambiente com pouco espaço apenas seguindo dicas práticas. A arquiteta Ivia Bencke sugere optar por poucos móveis, mas sem abrir mão do conforto. "Quanto mais móveis e objetos tiver, menos confortável será o dia-a-dia, e mais pesado ficará o ambiente.
A prioridade seria pouca mobília, mas confortável, e não muito grande. O móvel deve ser clean, com linhas retas e sem muitos adornos. Porém, se a pessoa escolher uma peça mais rebuscada, a mobília deve estar livre de enfeites", indica.

Em pequenos ambientes não poderemos usar nada que pareça tomar todo o espaço mas, por vezes, um lustre grande, na cor certa, colocado sobre uma pequena mesa de jantar pode dar a impressão de aumentar o lugar

Para a decoradora Sônia Marcondes, é importante dar atenção às cores.
Tons escuros e papéis de parede com ilustrações grandes dão a sensação de que o ambiente é menor. "Em pequenos espaços nunca devemos usar cores escuras ou muito fortes.

É preciso ter cuidado também com papéis de parede com desenhos impactantes, mesmo estes que estão na moda em preto e branco, com desenhos grandes. Essas figuras poluem um espaço pequeno, diminuindo-o drasticamente", explica Sônia.

Ivia esclarece que não é preciso se desfazer das peças com valor sentimental. Basta evitar exageros e fazer uma seleção do que realmente vale a pena deixar em evidência na decoração. "As pessoas costumam escolher uma parede ou um único móvel e colocar todas as suas fotos e quadros no mesmo lugar.

É melhor organizá-los pela casa, sem sobrecarregar um único canto".
Segundo ela, uma boa opção é fazer nichos nas paredes para organizar vasos e outros objetos importantes, dando destaque a eles e deixando tudo no seu devido lugar.
Uma maneira simples de ampliar um espaço pequeno é valorizar a iluminação. Uma luminária bem posicionada pode fazer milagres.

"Um ambiente bem iluminado sempre dá a sensação de ser maior", diz Ivia, que ainda propõe a integração para aproveitar espaços. "Indico também a junção de cômodos. Deixar a cozinha integrada com a sala de jantar, por exemplo".

Sônia dá uma sugestão para iluminar com charme uma sala. "Em pequenos ambientes não poderemos usar nada que pareça tomar todo o espaço mas, por vezes, um lustre grande, na cor certa, colocado sobre uma pequena mesa de jantar pode dar a impressão de aumentar o lugar"

Um comentário:

Unknown disse...

Amo ambientes clarinhos...além de realmente produzir este efeito de "ampliar" o cômodo ainda por cima dá uma leveza...

adorei as dicas, como sempre Lari =)

boa noite pra vc linda,
bzoo

Blog Widget by LinkWithin